Fisioterapia na Saúde da Mulher
A Fisio Foz presta cuidados individuais durante a gravidez, no pós-parto, em problemas de incontinência urinária e fecal, em condições cirúrgicas da mama, problemas de menopausa e disfunções sexuais relacionadas com o pavimento pélvico.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA
A Incontinência Urinária (IU), perda incontrolável de urina, é mais do que apenas um problema físico para a mulher, podendo apresentar também consequências emocionais devido a situação desagradável.
Apesar de poder ter várias origens, a IU, na maioria dos casos, está relacionada com a fraqueza dos músculos do pavimento pélvico. Esta fraqueza acontece especialmente na mulher devido às diferentes etapas da sua vida, como a gravidez/parto, como também por alterações hormonais (menopausa, entre outras).
A fisioterapia ajuda a reativar e a fortalecer estes músculos de forma natural, seguindo um plano de exercícios personalizado e individual, podendo evitar a toma de medicação e cirurgias.
DOR PÉLVICA
A Dor Pélvica (sentida na região pélvica/períneo/vagina/ânus) pode ter uma causa física, como uma dor em qualquer outra parte do corpo, pois nesta região continuamos a ter músculos, ligamentos, nervos, vasos etc., que podem provocar queixas. As pacientes sentem dor aguda (descrevem como queimadura, moinha constante), dormência, dores durante o ato sexual (dispareunia).
As queixas podem ocorrer após cirurgia ao útero, vagina, episiotomia (cicatriz provocada pelo corte/rasgadura durante o parto) ou mesmo sem razão aparente.
A Fisioterapia pode ajudar a solucionar este tipo de situações, através de técnicas que permitem melhorar o seu aparelho musculoesquelético.
PREPARAÇÃO PARA O PARTO
Preparar o corpo para o parto e manter o pavimento pélvico funcional é fundamental para evitar futuras alterações do pavimento pélvico. Com o desenvolvimento e crescimento do feto, a pressão intra-abdominal aumenta e a ativação e coordenação dos músculos do períneo e tronco vão-se modificando. Por isso, a gravidez é um fator de risco para disfunções pélvicas na mulher.
Manter a funcionalidade deste grupo muscular durante a gravidez diminui o risco de lesão perineal e previne problemas como incontinência urinária e dor na relação sexual durante e após o parto.
A Fisioterapia desempenha um papel crucial para manter a saúde pélvica durante a gravidez, prepara o corpo da futura mãe para o parto e contribui para uma recuperação mais rápida do parto.
As sessões de fisioterapia podem ser iniciadas a partir da 12ª semana de gestação. A preparação perineal para o parto deve iniciar na 30ª semana de gravidez.
PÓS-PARTO
Depois do parto, quando regressa a casa, a recém-mamã precisa de descansar, de se alimentar bem e de se dedicar inteiramente aos cuidados do seu bebé e a si. Quatro a seis semanas após o parto. é chegado o momento de começar a recuperação, que vai permitir à mulher retomar mais facilmente à sua forma, aprender a conhecer o seu corpo, aumentando a confiança e a autoestima.
A Fisioterapia vai ajudar na recuperação da forma física, ajuda a minimizar as consequências da gravidez (dores nas costas, por exemplo) e a promover uma melhor postura. Procura-se fortalecer a região lombar, promover uma força e função abdominal correta, melhorando a diástase, reforçar o pavimento pélvico para prevenir e tratar a incontinência urinária e/ou fecal, controlar o peso, libertar tensões do ombro e pescoço, diminuir o cansaço e contribuir para o relaxamento.